sábado, 30 de abril de 2011

ANIVERSÁRIO DO PROJETO TIMBAÚBA VERDE







Projeto

Timbaúba Verde






         Associação dos Pequenos Produtores de Timbaúba e Araras
Projeto Timbaúba Verde











1.  Considerações iniciais

A degradação do meio ambiente é um problema mundial. Ao longo dos anos a ação do homem vem transformando o planeta Terra, e tais transformações têm resultados estarrecedores, desde a falta de água até grandes tragédias provocadas por enchentes.
Na verdade o homem utiliza-se do meio ambiente de maneira irresponsável; não preserva a flora e a fauna, degrada as nascentes e mananciais, avança com o desmatamento, usa produtos agressivos à natureza, enfim, superexplora os recursos naturais. E em decorrência de tantos desmandos está instaurado um verdadeiro caos no nosso planeta. O clima passa por mudanças, as quais causam verdadeiras catástrofes – longos períodos de seca, maremotos, terremotos, furacões, inundações, etc. São os impactos das ações humanas que se manifestam cada vez com mais furor. Portanto, é preocupante a realidade demonstrada pelas televisões, jornais e revistas. Sabemos que todos pagam a conta, independente de ter contribuído ou não para  que tudo isso ocorra, mas também temos consciência que todos devem dar a sua colaboração, quando se trata de reverter esse quadro tão deplorável. Considerando que temos chance de oferecer um mundo melhor às novas gerações.




2. Justificativa


As mudanças que o clima vem sofrendo têm atingido, também, a nossa região. Estamos enfrentando períodos de estiagem, cada vez mais extensos, com o passar dos anos. A situação vem se agravando, e hoje nos encontramos em estado de calamidade pública; já não podemos contar com a colheita que antes tínhamos por certeza, nossos bichos estão sem alimentação e nossos reservatórios de água estão vazios.
Sabemos da parcela de culpa que nos cabe, quando se trata dos efeitos que a ação do homem tem causado à nossa tão perfeita natureza. Por isso resolvemos, cumprir com a cota que é de nossa responsabilidade, para a solução desse problema. Portanto, este projeto vislumbra contribuir, ainda que de forma modesta, com a recuperação do nosso meio ambiente, no que diz respeito ao reflorestamento da nossa região, produzindo mudas nativas, frutíferas, medicinais e ornamentais.


3. Identificação

        
         Desde 1998 teve início um trabalho na comunidade de Timbaúba cujo propósito era distribuir mudas, pois tínhamos o intuito de dar uma modesta contribuição no reflorestamento da nossa região. Para isso procuramos a Secretaria de Agricultura do nosso Município, a EMATER, a EMEPA, a ASPTA, o PATAC e a Universidade Estadual (Areia). Com o passar do tempo, movidos pelas dificuldades que enfrentávamos para conseguir essas mudas, tivemos a idéia de nos tornar produtores, ou seja, construirmos um viveiro. Foi aí que nasceu o Projeto Timbaúba Verde, em 03 de abril de 2007. A partir daí firmamos parceria com o Projeto Rio Mamanguape, ASPTA e com a Universidade Estadual de Areia.
 Hoje, apesar de ainda recebermos algumas mudas, produzimos mais de 100 espécies (frutíferas, florestais, medicinais e ornamentais). As quais são distribuídas com os agricultores da nossa região, bem como em eventos ecológicos realizados em nosso Município e em cidades circunvizinhas. Sendo assim, já distribuímos uma média de 80.000 (oitenta mil mudas), dessas 15.000 só em 2010, conforme registro.
Dentro do propósito desse projeto visamos dar uma atenção especial à manga espata, por esta está ameaçada pelo mal do recife (fungo que atinge a folhagem e, em seguida a árvore por inteiro).     
           






3.1 Dados do proponente

     Nome: Associação dos Pequenos Produtores de Timbaúba e Araras (APPTA)
     CNPJ: 35.496.694/001-84
Fundação: 14 de dezembro de l990
     Local do registro: Cartório do 1º Ofício Serviço Notarial e Registral da cidade de Esperança- PB.
    Data do registro: 22 de abril de 1992
    Foro jurídico: Comarca de Esperança-PB.
    Área de ação para admissão de associados: Sítios Timbaúba, Araras e adjacência.
    Sede da associação: Sítio Timbaúba




4. Objetivos


4.1 Objetivo geral
·         Contribuir com o reflorestamento da nossa região, produzindo mudas nativas, frutíferas, medicinais e ornamentais.




4.2 Objetivos específicos

·         Distribuir mudas (com os agricultores da nossa região e em eventos ecológicos realizados em nosso Município e em cidades circunvizinhas);
·         Proporcionar à comunidade o conhecimento, através de palestras, de como evitar a degradação do meio ambiente e conscientizá-la que todos nós devemos ter responsabilidade com a preservação do meio ambiente;
·         Reconhecer, através de palestras com técnicos, o valor que têm as árvores para a recuperação do meio ambiente, a importância da água para a vida, o que ocorrendo no clima;
·          Fazer uma análise técnica de como plantar as árvores produzidas, bem como quais espécies podem ser plantadas na zona urbana e na zona rural; 
·         Compreender que a ação humana pode prejudicar a natureza, dentre elas as queimadas;
·         Utilizar ações culturais na abordagem do tema (dramatização, pastoril ecológico);
·         Listar pequenas ações que podem melhorar o meio ambiente;
·         Distribuir informações sobre o assunto, através de versos;
·         Elaborar um folheto explicativo que será distribuído com a comunidade.





5. Meta
·         Socializar informações sobre o assunto, através de versos;
·         Criar paródias que abordem o tema;
·         Distribuir folheto explicativo com a comunidade;
·         Confeccionar cartazes que ensinem a preservar a natureza;
·         Distribuir 30.000 árvores por ano, entre as nativas, frutíferas, medicinais e ornamentais;
·         Fazer cercas vivas;
·         Economizar água, ao reutilizá-la;
·         Criar um viveiro de plantas frutíferas e arbóreas ( 20x30 m);
·         Plantar 5.000 (cinco mil) mudas de manga espada.


6. Público alvo

·         Comunidade Timbaúba, Araras e Municípios circunvizinhos.








      Esperança,                                                                        26 de abril de 2011






_________________________
Antonio Oliveira de Almeida
Presidente















Comitê

Antonio Oliveira de Almeida – Idealizador do projeto

Colaboradores

Moarcir Freire Batista
Ronaldo da Silva Custódio
Francisco de Assis Gonçalves de Oliveira
Valdenice Gonçalves do Bu
Marinalva Bezerra de Menezes Santos
Maria Dalva da Costa
Antonio Fernando Rocha dos Santos
José Paulino da Silva
João Gonçalves de Oliveira
Gil Cardoso
João Paulo da Silva Macêdo- Técnico- Emater-PB
















4 comentários:

  1. O Projeto Timbaúba Verde, em termos de educação e práticas ambientais faz a diferença em Esperança PB. Comunidade viva, dinâmica e organizada. E tudo isso se deve ao grande líder comunitário e Presidente da Associação dos produtores rurais de Timbaúba e Araras, o nosso amigo Antônio Feliciano.Parabéns, Timbaúba pelo exemplo.

    Delfino

    ResponderExcluir
  2. A comunidade de Timbaúba fica localizada no município de Esperança PB.Sob a liderança de Antônio Feliciano, líder comunitário, ela é autora de várias ações exemplares. Horta agro-ecológica,horto com mudas de árvores frutíferas e ornamentais, orquidário e reservatórios dágua de qualidade. Também desenvolve atividades culturais, recreativas e religiosas, como Quadrilha junina,Auto de Natal,Competições esportivas, Festa da Padroeira Sant'Ana, cursos profissionalizantes, cursos de reciclagem,etc.
    Acaba de manter convênio com a CONAB para fornecimento de hortaliças para entidades públicas e filantrópicas de nosso município.
    Parabéns.

    Delfino

    ResponderExcluir
  3. Para não impedir o escoamento da produção em nosso município é importante que a Prefeitura mantenha as estradas em condições de tráfego.No inverno, fica difícil manter estradas boas, mas não se pode deixá-las intransitáveis porque isso prejudica a economia rural e a vida do homem do campo.Fica o apelo.

    Delfino

    ResponderExcluir
  4. Também merece elogios a Comunidade Timbaúba que sob a liderança de Antônio Feliciano, está empenhada na Construção da Igreja Senhora Sant'Ana e já em fase de acabamento. Está recebendo ajuda de material e mão de obra.Vamos ajudar.
    Neste mês de Julho, mês de Sant"Ana,a comunidade está se preparando para mais uma celebração de sua Santa Protetora. Além da parte religiosa, haverá também festa profana cujo objetivo é angariar recursos para a conclusão dos trabalhos de construção da Igreja local.Compareçam, a comundade agradece.

    ResponderExcluir